Qual é o seu estilo de apego?
- Bruna Pacheco Fortes
- 9 de jul. de 2020
- 1 min de leitura
A teoria do apego é um modelo psicológico que tenta descrever a dinâmica das relações interpessoais entre os seres humanos.
Quem deu início a esses estudos foi o psiquiatra e psicanalista John Bowlby, que estudou o vínculo formado entre bebês e cuidadores.
Dentro da teoria, apego significa um vínculo afetivo. Esses laços podem ser recíprocos entre dois adultos, mas entre uma criança e um cuidador são baseados nas necessidades básicas de segurança e proteção da criança. A teoria propõe que crianças se apegam instintivamente a quem cuide delas, com a finalidade de sobreviver.
A teoria também se estende para os laços entre adultos, que foi enriquecida e esclarecida com os estudos de Mary Ainsworth.
Os padrões de apego adulto são:
Apego Seguro: pessoas que possuem opiniões positivas sobre si mesmas e sobre com quem se relacionam. Se sentem confortáveis com a intimidade e com a independência. A separação não é encarada como negativa, mas como natural.
Apego Evitante: pessoas com este estilo de apego sentem que não necessitam de relações sociais mais íntimas. Elas se veem como altamente independentes e recusam intimidade.
Apego Ambivalente: esse padrão corresponde ao desejo de altos níveis de intimidade, o que resulta na dependência extrema do parceiro. São pessoas inseguras que questionam o seu próprio valor.
Apego Desorganizado: dificuldade de estabelecer laços profundos, embora exista o desejo de fazê-lo. A intimidade emocional é simultaneamente intimidadora e almejada. Pessoas deste padrão não acreditam nas intenções do parceiro, mesmo quando são boas.
Você sabe qual é o seu estilo de apego?



Comentários