top of page

Qual é a estrutura ideal de relacionamento para você?

  • Foto do escritor: Bruna Pacheco Fortes
    Bruna Pacheco Fortes
  • 9 de jul. de 2020
  • 4 min de leitura

Será que você realmente precisa estar em um relacionamento? Você sabe qual a melhor estrutura de relacionamento para você atualmente?

Muitas pessoas acreditam que precisam estar em um relacionamento monogâmico por conta do que nos é imposto pela sociedade, mas isso é realmente algo que você realmente precisa e quer?



Um ótimo ponto de entrada para iniciar uma conversa sobre namoro é conversar sobre o tipo de relacionamento que você está buscando. E na realidade quase nunca fazemos isso. Quantas vezes criamos expectativas em cima de relacionamentos sem sequer ter perguntado ao outro o que ele está buscando no momento em um relacionamento.



A verdade é que não existe uma resposta errada, não há uma resposta ideal, existe apenas a verdade de alguém e a sua capacidade de chegar nela o mais rápido possível antes de fazer um investimento que não seja lógico com base na sua incompatibilidade.

Mas afinal que tipos de relacionamento existem?

Existem 9 estruturas básicas de relacionamento:

Há um espectro dentro de cada uma das nove categorias. Por isso seria interessante se aprofundar nos resultados do questionário, assim como também criar suas próprias definições, estruturas de relacionamento e termos onde esses estilos mais amplos não se encaixam.

1. Namoro casual

O namoro casual envolve a conexão com parceiros românticos ou sexuais sem nenhum compromisso ou responsabilidade, desde que seja divertido e faça sentido para as duas pessoas envolvidas. Isso pode significar namorar uma pessoa por vez ou várias pessoas por vez, mas, de qualquer forma, não é sério.



2. Relacionamento sem compromisso

Essa estrutura de relacionamento envolve parceria sem promessas. Talvez você não esteja procurando uma nova pessoa ativamente, mas fica mais à vontade sabendo que, se conhecer alguém que lhe interessa, é "permitido" paquerar essa pessoa com ética, sem prejudicar seu parceiro(a) atual. A comunicação aberta e contínua sobre suas limitações como parceiro é fundamental.



3. Monogamia tradicional

Um monogamista tradicional acredita não apenas em um relacionamento com uma pessoa de cada vez, mas em um relacionamento com uma pessoa por toda a vida. Depois de se comprometerem, farão o que for necessário para manter o relacionamento vivo.



4. Monogamia moderna

Um monogamista moderno, por outro lado, acredita estar 100% comprometido com seu relacionamento... enquanto dura. Esta é a forma mais comum de estrutura nos relacionamentos, culturalmente.



5. Meio que monogâmico

Os relacionamentos meio que monogâmicos permitem coisas como strip club, pornografia e talvez até um pouco de flerte, desde que nunca ultrapassem isso, romântica ou fisicamente.



6. Relacionamento livre

Um relacionamento livre é aquele em que você está comprometido com seu parceiro, mas está aberto a estruturas variadas ao longo do tempo. Em outras palavras, você pode ser monogâmico em um ponto, aberto em outro e praticar swing em outro, dependendo do que faz você e seu parceiro(a) mais felizes a qualquer momento.



7. Relacionamento aberto

Relacionamentos abertos são relacionamentos nos quais você tem um parceiro principal, mas você "tem permissão" para ter experiências sexuais e/ou românticas fora do seu relacionamento. Normalmente, os casais estabelecem regras para suas interações fora do relacionamento principal, garantindo que o relacionamento principal permaneça seguro, confortável e com a prioridade de cada parceiro. (O limite muda de casal para casal)



8. Swinger

Um casal que faz swing é geralmente monogâmico, mas ocasionalmente se envolve em experiências sexuais fora do relacionamento. Normalmente, eles procuram essas experiências juntos.



9. Poliamor

Poliamor é uma estrutura de relacionamento que permite mais de um relacionamento romântico por vez, com o consentimento total de todos os parceiros.



Como você sabe se um relacionamento aberto é certo para você?

Infelizmente, determinar se um relacionamento aberto é ideal para você não é tão fácil quanto fazer um teste on-line.

Comece identificando por que você é monogâmico e o que isso significa para você. Que mensagens sobre monogamia você recebeu ao crescer?

Informe-se no porquê você está interessado em abrir seu relacionamento. É porque você desenvolveu sentimentos por outra pessoa e gostaria de explorar isso com ela? É porque você ou seu parceiro têm muitas necessidades que podem ser melhor atendidas por mais de uma pessoa? SABER O PORQUÊ É NECESSÁRIO.

Agora permita-se imaginar como seria sua vida se você estivesse em um relacionamento aberto. Seja detalhista. Onde você irá morar? Haverá filhos? Seu parceiro também terá outros parceiros? Que tipo de sexo você vai explorar? Que tipo de amor? Como essa fantasia faz você se sentir?

Como falar da minha estrutura ideal de relacionamento com outra pessoa?


Uma dica para falarmos sobre a nossa própria estrutura ideal de relacionamento (se não for a monogamia) é nos colocarmos no lugar de quando ouvimos falar de algo pela primeira vez. A primeira vez que você ouviu falar sobre relacionamento aberto, provavelmente pensou “isso é estranho”, e provavelmente com o tempo, exposição, conversas e fazendo perguntas que você conseguiu mudar de perspectiva.



Então, reconheça que, quando você está falando sobre suas preferências com alguém, pode ser a primeira vez que ouvem esse termo, e eles podem vir da escola de pensamento de que todo mundo que ama alguém quer ser monogâmico, porque esse é o padrão. – Então seja empático(a).

 
 
 

Comentários


Bruna Pacheco Fortes  ©2024

bottom of page