Limites X Cobrança - qual a diferença?
- Bruna Pacheco Fortes
- 9 de jun. de 2020
- 1 min de leitura
Limites são inteiramente sobre você. Um limite saudável é sobre descrevermos o que precisamos e queremos, sem culpar ou fazer a outra pessoa se sentir culpada.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Cobranças e controle são sobre o outro.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Se uma pessoa não respeita nossos limites e vira o rosto para as nossas necessidades, precisamos pensar no porquê estamos violando os nossos próprios limites ao aceitar esse tipo de tratamento do outro.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quem demanda obsessivamente uma atenção quando não existe mais interesse, longe de conseguir amor, só vai conseguir intensificar ainda mais o seu sofrimento e solidão ao abandonar ainda mais a si mesmo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Muitas vezes morremos de medo da rejeição justamente porque nós mesmos nos abandonamos, constantemente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ao negar nossas necessidades, nossos sentimentos e nossas vontades, estamos nos abandonando. Como podemos cobrar atenção e amor do outro quando muitas vezes nem nós mesmos nos fornecemos isso?
Quando tentamos gerenciar nossas necessidades usando cobranças, isso só mostra que estamos inseguros com nós mesmos ou com a conexão que temos com essa outra pessoa. Muitas vezes nos sentimos tão impotentes que tentamos forçar alguém a cumprir nossas regras para acomodar nossas necessidades. O problema é que quanto mais tentamos controlar alguém, mais ficamos fora de controle internamente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Estabelecer limites, é um processo de reconhecer o que queremos e não queremos para nós e dizer não para tudo que não esteja de acordo com o que desejamos para nossa vida.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Limites saudáveis são uma maneira poderosa de cuidar de nós mesmos. Quando entendemos que os limites são sobre nossas próprias escolhas espere uma mudança nos seus relacionamentos e dentro de si mesmo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quais limites seus você está violando?



Comentários