top of page

Limites

  • Foto do escritor: Bruna Pacheco Fortes
    Bruna Pacheco Fortes
  • 9 de jun. de 2020
  • 2 min de leitura

Você sabe o que são limites?



Os limites são diretrizes de como cada um de nós se relaciona com o resto do mundo.

Os limites pessoais operam em duas direções, afetando a forma como nos relacionamos com os outros e como os outros se relacionam com nós.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Limites podem ser físicos ou emocionais e nos ajudam a definir quem somos, nos mostrando do que gostamos e desgostamos e o que é certo ou errado para cada um de nós pessoalmente. Definir isso nos ajuda a saber como queremos e como não queremos ser tratados pelos outros - e por nós mesmos.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Mas como saber quais são os meus limites?



De uma forma bem simplificada, seus limites são definidos por seus sentimentos. Seus sentimentos sempre lhe dirão se um dos seus limites foi violado, não importa o tipo de limite que seja.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Por exemplo, se alguém disse algo que te machucou, significa que essa pessoa cruzou um limite emocional seu e por esse motivo você se sente machucado.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Outro exemplo: alguém convida você para ir em uma festa e você sente que não quer ir, mas vai mesmo assim. Você se sente mal, o que é uma indicação de que você violou seus próprios limites.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀


Podemos pensar em um limite como uma linha imaginária que define sua felicidade, sua integridade, seus desejos, suas necessidades e o que é mais importante, sua verdade pessoal do resto do mundo.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A pessoa que não escuta e respeita o que sente, viola constantemente seus próprios limites. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

E uma pessoa que não escuta e respeita o que os outros sentem, viola os limites de outras pessoas.



Ter limites saudáveis geram um estado de autoconsciência, integridade e amor próprio. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Você não pode atingir nenhuma dessas coisas se estiver resistindo ao mundo ao seu redor e nem se você estiver deixando o mundo definir quem você é, o que você deseja e como você se sente por você.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Se queremos viver vidas felizes e fazer as escolhas certas para cada um de nós pessoalmente, precisamos saber, admitir e expressar como nos sentimos. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀



Desenvolver limites é uma parte crucial de viver uma vida autêntica e feliz.

 
 
 

Comentários


Bruna Pacheco Fortes  ©2024

bottom of page